Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Todos os dias tenho ligado para a escola à hora de almoço, ansiosa para saber se o rapaz está feliz.

A adaptação ao ritmo da escola não é fácil e acredito que para o Manel tudo pareça uma montanha russa de emoções.

Curiosamente nos últimos dias o Manel agarra-se a mim antes de o deixar. Às vezes chora. Este chorar pode ser contraditoriamente bom, é sinal que tem noção de que me vou embora e está a entender a dinâmica. O importante é que tem conseguido (com a ajuda de muitos colinhos bons) recompor-se e assim vai crescendo.

O Manel na escola faz pinturas, tem aulas de música e de ginástica com os outros meninos, brinca lá fora no parque. Passaram tão poucos dias e eu sinto uma diferença grande na conquista da sua independência. No final do dia está cansado, mas depois de uns abraços das saudades acumuladas mostra-me um sorriso enorme de quem parece sentir-se importante.

A escola do Manel e do Francisco é fantástica. A sala do Manel é enorme e foi adaptada para bebés que estão a iniciar a marcha. O berçário já limitava a vontade destes exploradores que assim têm maior liberdade, sem a prisão das responsabilidades da sala dos meninos mais crescidos. É um enorme descanso sentir que não conheço nem imagino uma sala mais perfeita para o Manel.

O Francisco também está feliz ali e esta semana até me mostrou orgulhoso a horta da escola onde plantou couves.

Existem tantas escolas diferentes, com modelos e infra-estruturas diferentes que muitas vezes ficamos indecisos com tanta oferta perante a nossa procura da escola mais perfeita para confiar os nossos filhos. Aqui deve entrar o nosso instinto de Pais e a nossa certeza vai muito para além das opiniões dos outros e dos certos na nossa própria check list (todos temos prioridades diferentes). A simpatia pelas pessoas, pelo espaço e a interacção e energias têm uma subjectividade indescritível, sendo o que afinal nos enche em grande parte as medidas das expectativas.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D