Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cuerdas

26.02.14

A curtametragem "Cuerdas" não deixa ninguém indiferente e já se tornou num filme viral pela internet (apesar dos apelos para que se respeitem os direitos de autor cuja venda reverteriam para aquisição de cadeira de rodas do filho do produtor).

 

Em 10 pequenos minutos chorei, ri e ainda não esqueci a emoção de assistir a esta história de amor tão simples e pura.

 

A poucos dias da estreia do Manel na escola fiquei completamente rendida à personagem da pequena Maria, esperando que o Manel seja acolhido por Colegas que se atrevam a interagir com ele, brincando, fantasiando sem se importarem por ele ter dificuldades em compreender o que lhe dizemos, ter falta equlíbrio e só saber dizer "Mamã", "Papá" e "Olá".

 

O Manel muitas vezes morde (certo é que muitas crianças nesta idade também mordem) mas o Francisco e as primas Maria e Inês perdoam sempre esses beijos ingratos dados com dentes.

 

O Manel não sabe dizer o nome do mano e das primas, mas solta gargalhadas e chama a sua atenção com os seus guinchos alegres.

 

O Manel mal consegue andar e não corre, mas o Francisco corre até ele e muitas vezes fazemos corridas no carrinho ou com o Manel no meu colo (virado para a frente para não perder pitada da emoção de vislumbrar a corrida acelerada do Francisco em fuga por nós perseguida).

 

O Manel não come sozinho, mas a Inês e o Francisco adoram dar-lhe de comer, fingindo que é filho deles. O Francisco gosta de dar migalhinhas de bolachas ao Manel como se este fosse o seu pintainho.

 

O Manel não canta, mas bate palminhas quando ouve música e mexe as mãos na musica Di-gui-di sorrindo para os que o assistem.

 

O Manel não sabe dizer gosto de ti, mas sabe dar abraços fortes.

 

O Manel não sabe dizer adeus, mas acena quando nos escuta dizer adeus.

 

O Manel não consegue fazer muita coisa, mas é capaz de amar e ser feliz.

 

Nesta véspera de inicar a escola, a história de Cuerdas, apesar de triste, veio dar-me esperança. São certos no futuro os muitos olhares estranhos e comentários desagradáveis de que será alvo o Manel (principalmente quando alguns meninos crescem e acham que para serem fortes têm de ser maus e intolerantes), mas bastará apenas uma "Maria" para fazer a diferença na indiferença, protegendo-o e ajudando-o a ser feliz.

 

Desejo que este filme seja visto por muitos meninos e professores, emocionando-os na sua lição simples e pura de amor e integração. 

 

 

 

 

 

Site Meter

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De m-M a 26.02.2014 às 18:23

Como portadora de paralisia cerebral sei que o amor da nossa família é capaz de tudo. De mover montanhas que aos olhos de quem "está de fora" nunca se mexeriam sozinhas :)
Sei também que os 1ºs anos de escola são mais fáceis em aceitação... mas também sei que ao longo dos anos os irmãos, primos, tios e CLARO pais não nos abandonam.
E que encontramos os amigos e as pessoas que vão ver para além do que "parece" quando cruzamos a porta...
Por isso sei que Manel vai conseguir tocar as pessoas que o vão receber e que devagarinho, os outros "lá fora" vão aprender estes "sinais" todos que descreves aqui :)

Beijinho,
Imagem de perfil

De Monica a 27.02.2014 às 16:14

Obrigada pelo teu comentário que me emocionou tanto e me dá tanta esperança! um grande grande beijinho
Sem imagem de perfil

De cristina de sousa a 26.02.2014 às 19:33

Querida mónica,

Não duvides, acredita e tem esperança, O manel sera igual a qualquer outra criança, que ri e chora, que brinca e é feliz. Somos todos diferentes, por vezes não agradamos a todos, mas esses nao fazem parte da nossa vida, ja que na nossa vida e na vida dos nossos filhos restarão os que lhes fazem bem, e os que os ajudam a ser mais felizes. Verás que o Manel sera popular, muito querido e amado pelos seus colegas. Vais ter uma surpresa e eu estarei aqui a aguardar as fotos do manel na escola, sorridente e feliz nessa nova etapa da sua vida.

Um beijinho para ti minha amiga que me engrandeces com a tua amizade e me enterneces pela grande mãe que és.

cristina de sousa

Imagem de perfil

De Monica a 27.02.2014 às 16:15

Obrigada minha querida Cristina por saber que posso contar sempre com a tua amizade!!! beijinho grande

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D